Infraestrutura
O FotonNET UFPE é formado por uma rede de laboratórios multiusuários dos Departamentos de Física, de Química Fundamental e de Engenharia Eletrônica e Sistemas da UFPE, com suporte indireto de laboratórios de pesquisa em óptica e fotônica dos mesmos departamentos.
No Departamento de Física, fazem parte do FotonNET UFPE:
Nanofemtolab, laboratório multiusuário para aplicações de lasers de femtosegundos de alta potência;
Biofotônica, laboratório multiusuário com facilidades para diagnóstico por imagens aplicadas a materiais biológicos e não biológicos, além de estudos pré-clínicos e clínicos;
Oficina de Óptica, oficina de apoio com facilidades na área de corte e polimento de cristais e vidros especiais. Caracterização óptica por luminescência. Medidas de índice de refração. Fornos para preparação de vidros fotônicos;
Central Multiusuário, laboratórios multiusuários do Departamento de Física, contando com equipamentos de caracterização, como o FIB (Focusing Ion Beam), MEV, AFM, DRX, entre outros.
Os laboratórios Nanofemtolab e Biofotônica estão localizados na ala destinada à interação com empresas, construída com apoio da FINEP (CT-INFRA).
Laboratórios de Suporte:
Laboratório de Óptica Não Linear e Optoeletrônica
O Laboratório de Óptica Não Linear e Optoeletrônica do DF está em atuação desde 1978 quando foi inaugurado. Através das pesquisas realizadas foram formados até o presente vários estudantes de graduação (iniciação científica - cerca de 40) e pós-graduação (mestrado: 44; doutorado: 27; pós-doutorado: 20) que atualmente atuam em Instituições Nacionais e Estrangeiras. Foram introduzidos no País vários temas relevantes de pesquisa em Óptica Não Linear e Fotônica, assim como várias técnicas experimentais. Pesquisas envolvendo vidros especiais e fibras ópticas (puros e dopados com íons de terras raras), dispositivos de modulação de luz baseados em guias de onda fabricadas com técnicas de fotolitografia e troca iônica, desenvolvimento de lasers convencionais e lasers aleatórios, estudos de materiais compósitos (vidros dopados com nanocristais semicondutores, dielétricos e metálicos), pesquisas baseadas em materiais orgânicos para aplicações em comunicações ópticas e bio-fotônica (polímeros condutores, porfirinas, diversos corantes), filmes amorfos e nanopartículas baseados em óxidos de metais de transição. Nos últimos 10 anos foi feito um forte investimento na pesquisa em Óptica Não Linear de compósitos plasmônicos. O pesquisador responsável pelo laboratório (Cid B. de Araújo, CNPq PQ-1A) publicou até o presente 347 artigos científicos em periódicos internacionais, 14 capítulos em livros científicos, uma patente depositada na França e mais de 500 comunicações em congressos. As citações no Google Acadêmico para os trabalhos publicados são atualmente 9462 e índice h=48.
Laboratório de Fotônica e Biofotônica
O Laboratório de Fotônica e Biofotônica, liderado pelo Prof. Anderson Gomes (CNPq PQ-1A) foi instalado em 1988, e atua nas áreas de Fotônica Não Linear, Nanofotônica e Biofotônica. O pesquisador responsável é coautor de mais de 300 artigos científicos, 03 patentes internacionais, orientou 36 dissertações de mestrado e 20 teses de doutorado. Tem índice H (WoS): 33 e fator h do Google Scholar: 43.
No Departamento de Química Fundamental, fazem parte do FotonNET UFPE:
Central Analítica, com infra-estrutura de apoio à pesquisa e equipamentos, dentre eles dois espectrômetros de RMN, difratômetro de raios-X, espectrômetros diversos (FT-IR, UV-Vis, massas). A Central Analítica tem há vários anos prestado serviços para o público externo, incluindo diversas empresas;
Central Multiusuário de Espectroscopia do Nordeste (CEMENE), uma central de análises espectroscópicas compostas por equipamentos voltados para a caracterização de sistemas complexos no estado sólido e líquido;
Programa de Pós-graduação em Ciência de Materiais (PGMTR), contando com diversos equipamentos voltados para a síntese e caracterização de materiais. Na linha de preparação de materiais, destacam-se uma prensa térmica - para a preparação de materiais sob pressão, atmosfera e temperatura controlada - e um reômetro de torque - para a preparação e estudo de amostras poliméricas. O laboratório de microscopia conta atualmente com um microscópio eletrônico de varredura (FEG) TESCAN, com capacidade para STEM e modo ambiental, e detector de EDS para análise elementar semi-quantitativa.
Laboratórios de Suporte:
Laboratório de Terras Raras e de Espectroscopia (BSTR)
O BSTR é o Laboratório de Terras Raras e de Espectroscopia do Departamento de Química Fundamental, fundado há mais de 45 anos pelo professor Gilberto Sá. Atualmente, o BSTR é coordenado pelo prof. Severino Alves Junior (CNPq PQ-1A), que é membro da Academia Pernambucana de Ciências, já orientou mais de 150 alunos em todos os níveis, e tem mais de 180 trabalhos publicados (fator H 34). O prof. Junior também é o coordenador da Central Multiusuário de Espectroscopia do Nordeste (CEMENE).
Laboratório de Química do Estado Sólido (LQES)
O Laboratório de Química do Estado Sólido gerencia o sistema de ablação laser e AFM do Departamento de Química Fundamental. Atualmente, a estrutura do CEMENE, que inclui diversos equipamentos de medidas espectroscópicas e de caracterização de materiais, apoia trabalhos de grupos de pesquisa de diversas universidades, principalmente em Pernambuco, Sergipe e Paraíba. Tanto o CEMENE como o BSTR mantêm colaborações com pesquisadores em outros estados do Brasil e parcerias internacionais.
Laboratório de Polímeros
O Laboratório de Polímeros do Departamento de Química Fundamental vem desenvolvendo pesquisas em colaboração com outros grupos do DQF e do DF em áreas relacionadas com nanomateriais, materiais moleculares e redes de coordenação, óptica não linear, luminescência e magnetismo. O pesquisador responsável pelo laboratório (Eduardo Falcão, CNPq PQ-2) tem publicações recentes envolvendo géis, cristais líquidos, nanopartículas, redes de coordenação e materiais moleculares com propriedades luminescentes ou ópticas não lineares.
No Departamento de Eletrônica e Sistemas, fazem parte do FotonNET UFPE:
Laboratório de Sensores e Instrumentação, coordenador pelo Prof. Eduardo Fontana (CNPq PQ-2), dedicado à pesquisa e inovação em dispositivos e sistemas sensores ópticos, envolvendo fibras especiais, plasmônica, fibras poliméricas (POFs) e outros;
Laboratório de Redes Ópticas, coordenado pelo Prof. Joaquim F. Martins Filho (CNPq PQ-1C), dedicado à pesquisa e inovação em temas e tecnologias para sistemas de comunicações ópticas e redes de comunicação por fibra óptica;
Laboratório de Óptica Biomédica e Imagens, coordenado pelo Prof. Renato E. de Araújo (CNPq PQ-1D), para a pesquisa em biofotônica, técnicas avançadas de microscopia, Tomografia de Coerência Óptica (OCT) e tratamento de imagens, sensores biofotônicos.
Esses laboratórios e pesquisadores formaram ao todo 45 mestres, 30 doutores e 9 postdocs em fotônica, que ingressaram como docentes ou profissionais em instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa ou em empresas da região, principalmente, nucleando novos grupos de pesquisa na UPE, UFRPE, UNIVASF, UFAL, IFPE, dentre outros. O Grupo de Fotônica do DES tem realizado projetos de inovação em parcerias com empresas e indústrias, como PADTEC, CHESF e CELPE, como também tem coordenado projetos de cooperação internacional.
Para mais informações sobre os equipamentos, as técnicas e demais dúvidas, entre em contato conosco através do contact@fotonnetufpe.com